Ir para o conteúdo

Primeira defesa de tese de doutorado em Ciência da Computação é sobre Smart Wearable

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Com: 
Karine Bibiano
A primeira defesa de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da UFOP será realizada amanhã (13). A tese é defendida por Saul Emanuel Delabrida Silva, orientado pelo Prof. Dr Ricardo Augusto Rabelo Oliveira, com o título "Smart Wearable: Let's Think Wearable From a New Perspective". 
 
O trabalho é sobre computação vestível (wearable computing), ou seja, equipamentos computacionais que podem ser vestidos pelos usuários. No caso de Saul, o foco é em dispositivos de realidade aumentada e realidade virtual, semelhantes a óculos de imersão. Segundo ele, o principal problema desses equipamentos é que não atendem às expectativas dos usuários, criando dificuldade de fidelizá-los. A pesquisa de doutorado teve como objetivo a busca por alternativas e soluções para esse problema, propondo uma reclassificação desses equipamentos e definindo requisitos para que eles possam ser classificados como smart wearable ou wearable acessório. O projeto teve o apoio do ITV, Instituto Tecnológico Vale, que matém uma relação com os pesquisadores para desenvolvimento de soluções vestíveis para indústria.
 
A metodologia consistiu em desenvolver dois protótipos wearable: um focado em ser um equipamento de coleta de dados do corpo humano e do ambiente onde o usuário está inserido; o outro focado em ser um equipamento de interação do usuário. O primeiro protótipo foi desenvolvido na UFOP e o segundo, na University of South Australia, onde o doutorando continuou seus estudos. Com isso, foi consolidada e validada a proposta de reclassificação da área. O trabalho avaliou dois casos de estudo voltados para problemas ecológicos, ambos com potencial para serem transformados em produtos comercializáveis no futuro.
 
 
Foram publicados seis artigos diretamente relacionados com o trabalho e outros baseados nos resultados. Há, ainda, textos que poderão ser publicados futuramente. Além disso, em conjunto com os professores orientadores do projeto, foi lançado o livro Examining Developments and Applications of Wearable Devices in Modern Society.
 
Saul é graduado em Engenharia da Computação pela Unipac Lafaiete e fez o mestrado na UFOP, onde também é professor efetivo do Departamento de Computação. Segundo ele, o programa de pós-graduação do departamento é novo, mas possui reconhecimento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), com notas altas em suas avaliações periódicas. Ele ressalta também que o doutorado da UFOP foi recomendado e aberto cinco anos após a abertura do mestrado, fato raro em nosso país e que atesta a qualidade do programa. "É uma honra ser o primeiro e fazer parte da história do programa, que tende a crescer cada vez mais, dada a qualidade dos docentes e discentes." 
 
PROGRAMA - Os cursos de doutorado e mestrado em Ciência da Computação da UFOP pretendem preparar profissionais capacitados para a pesquisa, para o ensino e também para contribuir para a evolução do conhecimento científico e tecnológico na área. Além disso, espera-se que os egressos sejam capazes de utilizar esse conhecimento na avaliação, especificação e desenvolvimento de novas ferramentas, modelos, métodos e sistemas computacionais.
 
DEFESA - A defesa será amanhã (13), às 9h, na Sala de Seminários do Departamento de Ciências da Computação (DECOM).
Doutorando: Saul Emanuel Delabrida Sila
Orientador: Prof. Dr Ricardo Augusto Rabelo Oliveira
Banca: 
Prof. Dr Ricardo Augusto Rabelo Oliveira (UFOP) 
Prof. Dr Antonio Alfredo Ferreira Loureiro (UFMG)
Prof. Dr Jorge da Silva Sá (Universidade de Coimbra) 
Prof. Dr Bruce H. Thomas (UniSA) 
Prof. Dr Mark Billinghurst (UniSA) 
Prof. Dr Luis Guilherme Uzeda Garcia (ITV)

Veja também

21 Março 2024

Termina na próxima segunda-feira (25) o prazo das inscrições para credenciamento de docentes permanentes e colaboradores para atuarem no Programa...

Leia mais

27 Fevereiro 2024

Interessados devem preencher o formulário e enviá-lo para o e-mail mpec@ufop.edu.br até o próximo domingo (3). O resultado será divulgado...

Leia mais

26 Fevereiro 2024

Interessados devem preencher o formulário disponível no site do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (Propem) até a próxima quarta-feira...

Leia mais

21 Fevereiro 2024

A Coordenação do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências - nível mestrado profissional (MPEC), da Universidade Federal de Ouro...

Leia mais