O curso localizado no Instituto de Ciências Exatas e Biológicas (Iceb) oferece duas ênfases na modalidade de bacharelado: Física Básica e Ciências dos Materiais. Nos dois primeiros anos as disciplinas são comuns às duas áreas de atuação. A partir do quinto período, o aluno opta por se especializar em uma das áreas e, assim, passa a cursar disciplinas específicas de cada ênfase.
O profissional de Ciência dos Materiais está apto a atuar tanto na pesquisa e desenvolvimento quanto na produção e utilização de diferentes materiais, tais como: cerâmicas, polímeros, vidros, metais e ligas, materiais nanoestruturados, semicondutores, etc.
O curso foi planejado para formar profissionais com sólida base científica e com competência em ciências aplicadas, voltadas para a pesquisa e para o desenvolvimento de novos materiais, análise estrutural e de propriedades, ensaios e aplicações de materiais tradicionais e novos materiais. Assim, a formação em Física/Ciência dos Materiais habilita o graduando a trabalhar nas indústrias, nos centros de pesquisa, em empresas de consultoria ou, ainda, a continuar seus estudos em ciências físicas ou ciências aplicadas.
A ênfase em Física Básica forma profissionais voltados às questões de física básica e fenomenologias. Em geral, estes profissionais encaminham-se para a carreira acadêmica de ensino superior e pesquisa. O curso oferece ao aluno uma formação sólida e atualizada, combinando ciências matemáticas e físicas. O programa de curso visa a proporcionar ao estudante a capacidade de abordar problemas físicos diversos aplicando modelos físicos e matemáticos para o seu entendimento e desenvolvimento de aplicações. Assim, o profissional formado em Física Básica pode estudar e interagir em temas de interesse multidisciplinar, atuando juntamente com matemáticos, químicos, biólogos e engenheiros.
Além da habilitação de Bacharelado em Física, o curso localizado no Iceb/UFOP passa a oferecer, a partir de 2012, a habilitação em Licenciatura em Física. Esta habilitação visa à formação de profissionais com sólidas bases no entendimento de fenômenos físicos e aplicações de ferramentas matemáticas, voltados para a atuação no ensino de Física e ciências. Nesse caso, além das disciplinas comuns e de formação básica, o licenciando cursa também disciplinas de cunho pedagógico, didático e psico-pedagógico. O exercício da docência tem um vasto campo em instituições de ensino públicas e particulares. Há também a opção de continuação de estudos, voltado à carreira acadêmica de ensino superior e pesquisa.
Áreas de Atuação:
O mercado de trabalho do bacharel em Física é vasto e abrange setores do ensino superior, de centros de pesquisa públicos e privados e indústrias. O profissional pode se especializar em diversas áreas, tais como: física de materiais, propriedades fundamentais da matéria, física teórica e computacional, biofísica, econofísica, física de partículas, física nuclear e ensino de ciências.
Modalidade: Bacharelado
Duração: 8 semestres
Vagas: 25
Turno: Diurno
Campus: Morro do Cruzeiro – Ouro Preto/MG
Matriz Curricular: Clique aqui