Licenciatura em Química

Com a criação do Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), o curso de Química, que já era idealizado antes de 2005, pôde ser viabilizado em 2008. Tem por objetivo formar profissionais bem qualificados para as diversas áreas de educação em química e visa à formação crítica com ações transformadoras da realidade atual.
A matriz curricular possibilita a aquisição de conhecimento em quatro grandes eixos articuladores voltados para a interdisciplinaridade, visando à formação global do aluno.
1) Disciplinas de química e de outras áreas das ciências naturais, que proporcionam um conhecimento profundo da química em todas as suas dimensões.
2) Disciplinas e atividades relacionadas à didática, envolvendo os conhecimentos filosóficos, educacionais e pedagógicos da ação educativa.  
3) Disciplinas e atividades relacionadas à prática pedagógica;
4) Disciplinas voltadas para uma formação humanística para o exercício pleno de cidadania.

Áreas de atuação:
O profissional formado no curso de licenciatura em química da UFOP pode atuar, imediatamente após a sua formatura, como professor de química no ensino básico (fundamental ou médio) ou exercer as atividades de consultoria, perícia, elaboração de laudos e pareceres, pesquisas em geral, análises químicas, físico-químicas, bromatológicas, toxicológicas e de controle de qualidade.
Há também a opção de continuar seus estudos de pós-graduação para atuar como professor ou pesquisador em educação em química (área muito deficitária de profissionais dentre os cientistas no Brasil) com a importante missão de colaborar com as ações que definirão o futuro próximo da educação no Brasil.

Modalidade: licenciatura
Duração: 8 semestres
Vagas: 40
Turno: noturno
Campus: Morro do Cruzeiro – Ouro Preto/MG

Matriz Curricular