Quatro docentes da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) foram reconhecidos na mais recente atualização do banco de dados internacional “Updated science-wide author databases of standardized citation indicators”, publicado pela Elsevier BV (DOI: 10.17632/btchxktzyw.8).
O levantamento identifica os 2 % de cientistas mais influentes do mundo, com base em indicadores padronizados de citações, impacto científico e relevância em suas respectivas áreas de atuação.
Os professores Leandro Vinícius Alves Gurgel, Sérgio Francisco de Aquino, Frank Silva Bezerra e Fernando Alkmin integram esse seleto grupo, reafirmando o compromisso da UFOP com a ciência de excelência e o impacto social e ambiental de suas pesquisas.
Leandro Vinícius Alves Gurgel
“Tenho desenvolvido pesquisa em biomateriais, principalmente bagaço de cana, para tratamento de água contaminada. Nos últimos anos temos desenvolvido filtros domésticos para tratar água contaminada com arsênio na região do Quadrilátero Ferrífero, especificamente no município de Ouro Preto (MG). Em paralelo, temos trabalhado com a produção de álcool combustível e biogás, duas fontes de bioenergia voltadas à descarbonização da economia e à mitigação do aquecimento global. Fiquei muito feliz pela classificação entre os 2 % de pesquisadores mais citados no mundo. Agradeço à DEQUI/ICEB/UFOP e às agências de fomento CAPES, CNPq e FAPEMIG pelo financiamento à pesquisa.”
Professor do Departamento de Química (DEQUI/ICEB/UFOP), atua em Química Ambiental e Físico-Química, com foco em materiais sustentáveis, purificação de água e bioenergia.
Sérgio Francisco de Aquino
Professor Titular do Departamento de Química da UFOP. Pesquisador PQ-1C do CNPq e líder do grupo de pesquisa Contaminantes Ambientais Emergentes. Bacharel em Química (UFV), mestre em Hidráulica e Saneamento (USP/EESC) e doutor em Engenharia Química (Imperial College London).
Foi membro da Câmara Técnica de Arquitetura e Engenharias (CATEC) e do Conselho Curador da FAPEMIG, além de Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFOP e tutor da Empresa Júnior Scale Up do curso de Química Industrial.
Com ampla experiência em Química Ambiental, dedica-se a pesquisas voltadas à remoção de micropoluentes orgânicos de águas, efluentes e resíduos, utilizando processos combinados de tratamento (biológicos, químicos e físicos), e à recuperação de energia a partir de resíduos industriais por digestão anaeróbia. É casado com uma esposa maravilhosa, pai de dois filhos adoráveis, torcedor do Cruzeiro Esporte Clube e faz cerveja artesanal nos raros momentos de folga.
Frank Silva Bezerra
Professor Associado IV do Departamento de Ciências Biológicas (DECBI/ICEB/UFOP), onde ministra disciplinas em cursos de graduação e pós-graduação. Atua como orientador nos Programas de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (CBIOL) e Saúde e Nutrição (PPGSN) da UFOP.
Atualmente é Coordenador do Laboratório de Fisiopatologia Experimental (LAFEx/UFOP) e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (Nível C). Com experiência em Morfologia e Fisiologia Humana, desenvolve estudos em morfometria, inflamação pulmonar, estresse oxidativo, antioxidantes e ventilação mecânica, investigando os efeitos de agentes como formaldeído, fumaça de cigarro e hiperóxia sobre a mecânica ventilatória e a integridade tecidual. Suas pesquisas contribuem para o avanço da saúde respiratória e da fisiopatologia experimental no Brasil.
Fernando Alkmin
Graduado em Engenharia Geológica pela Escola de Minas da UFOP (1978) e doutor em Ciências Naturais pela Universidade Técnica de Clausthal, Alemanha (1985). É Professor Emérito do Departamento de Geologia (DEGEO/EM/UFOP), onde atua como docente voluntário e pesquisador.
Com destacada trajetória acadêmica, dedica-se às áreas de Geologia Estrutural e Tectônica, investigando a anatomia e evolução de cinturões orogenéticos e bacias sedimentares. É membro titular da Academia Brasileira de Ciências e uma referência nacional no estudo da formação e evolução da crosta terrestre.
Sobre a publicação
Os dados foram obtidos a partir da base “Updated science-wide author databases of standardized citation indicators” — Elsevier BV Data Repository, versão 8 (DOI: 10.17632/btchxktzyw.8).
O levantamento é reconhecido mundialmente como uma das mais respeitadas métricas de impacto científico, refletindo a relevância internacional dos pesquisadores e de suas instituições.
Agradecimento institucional
A Diretoria do Instituto de Ciências Exatas e Biológicas (ICEB/UFOP) parabeniza com grande orgulho os docentes Leandro Vinícius Alves Gurgel, Sérgio Francisco de Aquino e Frank Silva Bezerra, bem como o colega da Escola de Minas, Fernando Alkmin, por este importante reconhecimento internacional. O Instituto agradece o empenho, a dedicação e a excelência científica desses pesquisadores, que elevam o nome da UFOP e reafirmam o compromisso do ICEB com a produção de conhecimento de impacto e relevância social.


