Educação Matemática

O curso pertence à área básica de Ensino de Ciências e Matemática e se destina essencialmente ao desenvolvimento profissional de professores de Matemática que atuam na Educação Básica e no Ensino Superior.

Seu objetivo principal é qualificar esse profissional, tornando-o mais capaz de refletir e repensar sua prática docente, reorientando-a nos aspectos que forem necessários. Nesse sentido, seu foco se encontra na ampliação dos conhecimentos matemáticos, no aprofundamento dos saberes didático-pedagógicos e no desenvolvimento da autonomia e da reflexão sobre a própria prática.

A proposta é  que os professores-mestrandos ganhem um maior domínio dos conteúdos matemáticos e aprendam novas alternativas e estratégias, baseadas em resultados de pesquisa, para desenvolvê-los em sala de aula, visando uma aprendizagem significativa. Além disso, o mestrando terá a oportunidade de se desenvolver como pesquisador de modo a ter plenas condições de dar seqüência aos estudos, realizando um Doutorado em Educação Matemática.

As disciplinas obrigatórias relacionam-se tanto ao estudo e aprofundamento dos conhecimentos matemáticos (ex. Álgebra, Geometria e Análise) quanto da Educação Matemática enquanto do saber e fazer prático, envolvendo discussões sobre currículo e avaliação, dentre outros.

Cada aluno terá  a oportunidade de implementar, na prática de sala de aula, idéias e propostas de trabalho construídas ao longo das disciplinas. Isso acontecerá durante as atividades de prática docente supervisionada e contará com a supervisão do professor orientador.

Tanto as disciplinas eletivas quanto os Seminários Temáticos constituir-se-ão em oportunidades de desenvolvimento de percursos individuais, no qual cada mestrando poderá se envolver com diferentes áreas e temas dentro da Educação Matemática. Serão oferecidas, além das disciplinas eletivas básicas em cada semestre, disciplinas concentradas em períodos de férias de modo a enriquecer a formação e a oferecer oportunidades mais amplas a todos, especialmente aqueles que trabalham.

A partir de todas as atividades do curso, o aluno elaborará um projeto e produzirá uma Dissertação que, ao final do curso será defendida perante uma banca de doutores. O foco desse trabalho acadêmico está na produção de saberes voltados para a sala de aula de Matemática, porém, bem fundamentados cientificamente.