Dois Cursos do ICEB se destacam entre os tres melhores cursos avaliado de toda a UFOP na prova do ENARE

Abril 5, 2023
Iceb

Entre as Universidades brasileiras que oferecem cursos de licenciatura em Matemática, a UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto) foi destaque na edição 2022 do ENADE. O curso de licenciatura em Matemática presencial da UFOP está entre um seleto grupo de 13 cursos que obtiveram CPC 5 e ficou na terceira posição nacional. Em Minas Gerais, está em primeira posição, acompanhado pela UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora).

Assim como a licenciatura em Matemática, a UFOP ficou na 11º posição geral e terceira em Minas Gerais no curso de licenciatura em química, atrás da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e UFV (Universidade Federal de Viçosa).

SOBRE O ENADE

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes acontece de três em três anos e tem o objetivo de avaliar o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação. O Enade atribui conceitos de 1 a 5, sendo que cursos com notas acima de 3 são considerados de boa qualidade.

A avaliação é realizada a partir da inscrição de estudantes ingressantes e concluintes, sendo que esses últimos precisam fazer duas provas, uma de formação geral (FG) e outra de conhecimentos específicos (CE). O desempenho dos alunos concluintes na FG é comparado com o dos ingressantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).