Ciência da Computação

Mestrado acadêmico em Ciência da Computação

A proposta de criação do curso de Mestrado Acadêmico em Ciência da Computação do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC) do Instituto de Ciências Exatas e Biológicas (ICEB) da UFOP foi oficialmente aprovada e recomendada com conceito 3, durante a 111ª reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) da Capes, realizada dos dias 24 a 28 de agosto de 2009, em Brasília.

O curso de Mestrado em Ciência da Computação pretende preparar profissionais capacitados para a pesquisa, ensino e também para contribuir para a evolução do conhecimento científico e tecnológico na área de Ciência da Computação, e que sejam capazes de utilizar esse conhecimento na avaliação, especificação, e desenvolvimento de novas ferramentas, modelos, métodos e sistemas computacionais.

Com relação ao perfil do profissional que se pretende formar, espera-se que o egresso desse curso seja capaz de consolidar um potencial para a pesquisa, o ensino e a inovação, associada a uma visão crítica e atual da área.

Para alcançar essas competências, direcionadas para uma sólida formação profissional e acadêmica, o curso de Mestrado em Ciência da Computação está  estruturado com uma área de concentração e três linhas de pesquisa: Sistemas de Computação; Recuperação; Otimização e Inteligência Computacional.

O Programa de Mestrado em Ciência da Computação exige do aluno o cumprimento de 22 créditos no mínimo, sendo 12 créditos em disciplinas básicas e o restante em disciplinas eletivas e atividades acadêmicas. As disciplinas básicas tratam de aspectos referentes a conhecimentos básicos em Ciência da Computação e o processo de pesquisa e metodologia científica em Ciência da Computação. Está prevista a atividade acadêmica Estágio em Docência, que poderá valer créditos para o discente. Estão previstas três disciplinas de Tópicos Especiais, cada uma relacionada às três Linhas de Pesquisa do Programa. A relação das disciplinas do Programa, com suas respectivas cargas horárias e créditos, docentes responsáveis, ementas e referências bibliográficas estão adequadas à formação profissional e acadêmica delineada, além de estarem alicerçadas em domínios de conhecimento do corpo docente.

No que diz respeito ao público alvo, o curso destina-se aos profissionais com formação superior em Ciência da Computação ou áreas afins, que estejam interessados em aprofundar seus conhecimentos em uma das linhas de pesquisa definidas pelo curso. É possível identificar duas grandes áreas de atuação para esses profissionais: ensino e pesquisa, onde poderão atuar em centros de pesquisas e cursos de Graduação em Computação do país e na área empresarial/empreendedora, onde poderão investir na criação de novos produtos de software ou sistemas de computação.

As atividades desses profissionais englobarão investigação e desenvolvimento de conhecimento e tecnologias na área de Computação; análise e modelagem de problemas do ponto de vista computacional-científico e projeto e implementação de sistemas inovadores que usem tecnologias e métodos de Computação.